SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023
  • SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023
  • SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023
  • SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023
  • SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023
  • SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023

SOZO & Don Affonso CHARMENTINO White Blend 2023

NCM: 2204.21.00

Categoria: VINHOSVINHOS BRANCOSVINHOS BRANCOS E ROSÉSRARIDADES

Marca: Sozo Vinhos Finos de Altitude

Código de Barras: 7897926700816

Quantidade Disponivel: 511 un

Lançamento
Unidade: un
un

Por R$ 117,00

Á VISTA R$ 113,49 ECONOMIZE 3% NO PIX

Frete e Prazo

Simule o frete e o prazo de entrega estimados para sua região:

Descrição do Produto

DESCRIÇÃO SENSORIAL

Coloração amarelo pálido, com reflexos dourados. Intensidade aromática média-alta, com grande riqueza e complexidade entre as notas frutadas e de maturação. Frutas brancas e de caroço, como damasco, banana, lichia, pera e abacaxi, juntamente com as notas de coco, baunilha e leve tostado. Bom ataque de boca, com muita expressão retro nasal. Destaque para o volume elevado, com acidez presente.Notas oriundas da madeira bastante nítidas, conferindo estrutura e agradável sensação de boca.

 

EDIÇÃO LIMITADA

1.600 garrafas

 

ELABORAÇÃO

CHARMENTINO, nosso charmoso WHITE BLEND composto por 70% CHARDONNAY, 20% VERMENTINO e 20% SAUVIGNON BLANC (estilo laranja, 8 meses de maceração), safra 2023. Uva Chardonnay da Serra Gaúcha, e uvas Vermentino e Sauvignon Blanc dos vinhedos da Família Sozo, nos Campos de Cima da Serra, a 980 m de altitude. WHITE BLEND tem origem na história vitivinicola da Europa, usamos essa técnica para combinar não somente castas, mas também métodos de vinificação.

Vinhos base elaborados separadamente pela Vinicola Don Affonso, em Caxias do Sul. Corte definido com base na compatibilidade sensorial dos vinhos, buscando caracteristicas complementares, pra criar uma experiência e complexidade única, em termos de sabores de fruta, frescor, volume de boca, acidez equilibrada, mineralidade e tanicidade.

Elaboração do Chardonnay e Vermentino: recebimento das uvas, desengace, prensagem, maceração por algumas horas com as cascas, clarificação do mosto para preservação de aromas finos e delicados. Fermentação alcoólica controlada. Trasfega para remoção de borras grossas, armazenamento, passagem por carvalho francês por 6 meses.

Elaboração do Sauvignon Blanc: recebimento das uvas, desengace, prensagem, maceração com as cascas por 8 meses em tanque de aço inoxidável, dando origem a tons alaranjados, elegância, estrutura e complexidade únicos. Fermentação alcoólica controlada, armazenamento em tanques para amadurecimento.

Não filtrado para preservar ao máximo os aromas e sabores da fruta. Em função disso, podem ser encontrados sedimentos oriundos de precipitação natural.

 

INFORMAÇÕES DETALHADAS
 

 PRODUTOR

SOZO & Don Affonso

 TERROIR

Campos de Cima da Serra – RS, altitude 980 metros, Latitude 28°57’07’’ S e Serra Gaúcha

 VINHEDO

Família Sozo, município de Monte Alegre dos Campos-RS (Vermentino e Sauvignon Blanc), e Serra Gaúcha (Chardonnay)

 SOLO

Basáltico

 CASTA

CHARDONNAY (60%), VERMENTINO (20%), SAUVIGNON BLANC estilo laranja (20%)

 SAFRA

2023

 COLHEITA

Manual, VERMENTINO dia 04 Abril 2023, SAUVIGNON BLANC dia 10 Março 2023 e CHARDONNAY dia 03 Fevereiro 2023

 TEOR  ALCOÓLICO

12,5% ABV

 LOTE

01/23

 MATURAÇÃO

Chardonnay passagem 6 meses por carvalho francês, Sauvignon Blanc 8 meses sobre as cascas

 CLASSIFICAÇÃO

Vinho Fino Branco Seco

 VOLUME

750 ml

 SERVIÇO

6 a 10°C

 HARMONIZAÇÃO

Frutos do Mar, Sushi, Saladas, Pizza, Culinária Árabe

 TEMPO DE GUARDA

Potencial de guarda de 5 a 10 anos, quando estocado ao abrigo da luz, deitado e em temperaturas amenas

 

OBSERVAÇÕES

Não contém glúten.

Não contém açúcar adicionado.

Não filtrado.

Elaborado livre de materiais de origem animal.

Proibida a venda para menores de 18 anos.

Beba com moderação.

 

CURIOSIDADES

Vinho elaborado de forma colaborativa entre vinícolas familiares Don Affonso e Sozo.

Como muitas castas antigas, a origem da uva CHARDONNAY remonta ao Oriente Médio. Mas foi na França que encontrou o seu lar mais conhecido. É uma das castas mais populares do mundo..

VERMENTINO é uma uva branca autóctone da Itália, principalmente da ilha da Sardenha, onde há registros de cultivo desde o século XIV. Vinho de corpo leve, fresco, complexa em sabor (citrico, pêssego, amendoas, certa salinidade).

SAUVIGNON BLANC é sinônimo de frescor, acidez e expressividade. Esta é uma casta muito antiga, com origem possivemente no século XVII ou XVIII em Bordeaux. Seu cruzamento com a tinta Cabernet Franc rendeu uma filha muito famosa, a Cabernet Sauvignon. Adapta-se bem a muitos climas e está disseminada no mundo todo, mas é nos climas mais frios (frio mas com bastante sol, boa amplitude térmica, como nos Campos de Cima da Serra) que se dá melhor e gera os exemplares mais típicos e expressivos.

O ‘vinho laranja’ é feito em estilo ancestral de produção, da região da Geórgia. Também é conhecido como Orange Wine e tem esse nome por causa de sua bela tonalidade, que vai do dourado ou alaranjado. A cor do vinho laranja é resultado de um processo de produção semelhante ao dos vinhos tintos, mas feito com uvas brancas. O mosto prensado das uvas permanece em contato com as cascas durante o processo de maceração e de lá tira a cor, os aromas, os sabores e o tanino. O vinho em fermentação e tbm fermentado fica em contato com as casas por vários dias e até meses.

Aliás, uma das características mais diferenciadas dos vinhos laranjas é a presença do tanino, que não é comum em vinhos feitos com uvas brancas.

Cor se desenvolve para tons alaranjados pelo tempo de contato do mosto/vinho com as cascas, onde acontece a extração de taninos e substâncias corantes, que com o passar do tempo vão se oxidando e adquirindo tons cada vez mais alaranjados. Então a tendência é de que esses tons se intensifiquem com a idade do vinho.

Avaliação dos Clientes
  • Nenhum comentário foi postado para esse produto, seja o primeiro!